Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 15:05
Moeda
Dólar - BRL 5.0088
Libra - BRL 6.3253
Euro - BRL 5.4107
Bitcoin - BRL 209250,95

21/09/2021 as 14:23 | por Karine Miranda |

“1ª Ferrovia Estadual será da indústria, do comércio e de todo mato-grossense”

Ferrovia terá uma extensão de 730 quilômetros; obras devem gerar mais de 230 mil empregos

Fotografo: Mayke Toscano
...
Senador da República Carlos Fávaro

 

 

 

O senador Carlos Fávaro avaliou que a implantação da 1° Ferrovia Estadual de Mato Grosso será um ganho para os mais diversos segmentos do Estado e vai gerar benefícios que vão desde a instalação de indústrias até a melhoria da qualidade de vida do cidadão mato-grossense, que terá acesso às oportunidades de geração de emprego e renda provenientes da construção da ferrovia. Somente com a construção da ferrovia serão mais de 230 mil empregos criados nos próximos anos.

A avaliação foi feita durante a assinatura do contrato entre o governador Mauro Mendes e o CEO da Rumo S/A, João Alberto Fernandez de Abreu, na segunda-feira (20.09). A assinatura ocorreu nos municípios de Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, cidades que receberão terminais ao longo dos 730 quilômetros de linha férrea que serão implantados em Mato Grosso.

“Tenho certeza de que essa ferrovia, com todos os investimentos que estão sendo feitos no Estado, vai mudar a cara de Mato Grosso. Vai ser a ferrovia da indústria, para ela ser mais competitiva, para chegarem as oportunidades. Vai ser a ferrovia do comércio, para os produtos chegarem e saírem mais baratos. Vai ser a ferrovia de todos os mato-grossenses que procurarem um emprego e uma oportunidade”, afirmou o senador.

Senador da República Carlos Fávaro
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

 

Ainda segundo Fávaro, a construção da ferrovia elevará o patamar da infraestrutura e logística de Mato Grosso a partir da integração rodoferroviária, que resultará em maior competitividade, menor custo e mais eficiência do transporte do Estado, além de amplo crescimento e desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O investimento para a construção da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões, cujos recursos são integramente da iniciativa privada.

“Investir em infraestrutura é ter a certeza de que nós não teremos um Mato Grosso para bolhas de prosperidade, mas teremos um Mato Grosso para todos os mato-grossenses, para todos usufruírem das oportunidades de desenvolvimento econômico”, ressaltou o senador.

Fávaro destacou ainda que a assinatura de contrato para a construção da ferrovia é resultado de um trabalho conjunto da classe política – senadores, deputados estaduais e federais e o governo do Estado – que vai colocar Mato Grosso na condição de maior concorrência com outros Estados e países. 

“Aqui em Mato Grosso saímos da intenção e fomos para a ação. Sempre falei que esse Estado só mudaria de patamar com infraestrutura logística eficiente. Somos reconhecidamente um grande produtor de alimentos. Inclusive, muito forte na balança comercial e a pergunta que é muito feita pelos mato-grossenses é: porque nós não industrializamos aqui as nossas matérias-primas? Faltava infraestrutura logística, o que vai mudar a partir de agora”, encerrou.

A previsão é de que o início das obras de construção da ferrovia ocorra em 2022. O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá tem previsão de conclusão de obras e o respectivo funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital