Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 13:47
Moeda
Dólar - BRL 5.0011
Libra - BRL 6.3255
Euro - BRL 5.4068
Bitcoin - BRL 209250,95

15/02/2016 as 14:18:06 | por Roberto Marques |

A cozinha mato-grossense tem influências da culinária

A cozinha mato-grossense tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana

Fotografo: roberto
...
marques
 
A cozinha mato-grossense tem influências da culinária africana, portuguesa, italiana, síria e com a migração dos últimos anos também adquirimos o uso de pratos típicos de outras regiões brasileiras. Pratos considerados bem mato-grossense, são: Maria Isabel (carne seca com arroz ) o Pacú assado com farofa de couve, a carne seca com banana-da-terra verde, farofa de banana-da-terra madura. 
O peixe em Mato Grosso é uma alimento farto, considerado como o principal nas áreas ribeirinhas. Ele pode ser comido frito, assado, ou ensopado, recheado com farinha de mandioca ou servido com pedaços de mandioca. Os peixes de mais prestígio nas mesas locais, são o Pacú, a piraputanga, o bagre, o dourado, a cachara, a geripoca, o pacupeva, o pintado, etc.. 
O povo mato-grossense também aprecia o arroz com pequi, picadinho de carne com quiabo e a carne assada. Não podemos nos esquecer do Guaraná de ralar usado principalmente pelos mais velhos, cujo costume é de tomar pela manhã. 
Para o café da manhã, vale ainda destacar o Bolo de Arroz e o Bolo de Queijo. 
Ainda podemos destacar a variedades de doces e licores apreciados pelos mato-grossenses. Temos como os mais famosos o Furrundu ( doce feito de mamão e rapadura de cana), o doce de mangaba, o doce de goiaba, o doce de caju em calda, o doce de figo, o doce de abóbora, e outros. Como aperitivo temo o Licor de Pequi, Licor de caju, Licor de mangaba, e outros.
Visitando qualquer cidade de Mato Grosso, não se esqueça de apreciar as delicias da cosinha mato-grossense! Agora, se você deseja arriscar fazer isso em casa, segue abaixo deliciosas receitas para qualquer tipo de gosto!
 
Arroz com Pequi
 
· Ingredientes: 1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco, 1/2 litro de pequi lavado, 2 dentes de alho espremidos, 1 cebola grande picada, 2 xícaras de chá de arroz, 4 xícaras de chá de água quente, Sal a gosto, Pimenta de cheiro ou malagueta a gosto, Salsinha, cebolinha picada a gosto.
Modo de Fazer:
1. Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço)
2. Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário
3. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco
4. Junte a água e o sal
5. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta de cheiro ou malagueta a gosto
6. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.

Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital