Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 10:24
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3452
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

31/07/2021 as 07:03 | por Imprensa OAB-MT |

Advogado Waldir Caldas é homenageado pelo Conselho Seccional da OAB-MT

Também estiveram presentes na homenagem a esposa e os filhos de Waldir Caldas

Fotografo: Publicação
...
Divulgação

 

 

Em um momento de grande emoção, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso (OAB-MT) prestou homenagem ao advogado criminalista Waldir Caldas, durante a 6ª reunião ordinária do Conselho Seccional. Na ocasião foi assinada resolução que dá o nome de “Advogado Waldir Caldas Rodrigues” ao escritório compartilhado da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT) e da OAB-MT, prédio que será inaugurado ainda este ano.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, amigo pessoal de Waldir, destacou a importância do advogado para a instituição e de imortalizar seu legado com esta homenagem, considerando os relevantes serviços prestados à OAB-MT, à sociedade, à advocacia mato-grossense na defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos, da justiça social e do direito criminal e carcerário.

“Pra mim, falar sobre ele é sempre motivo de muita emoção, pois era um amigo, um parceiro e um grande conselheiro, que tinha sempre uma palavra firme e amiga. Um grande humanitário, que sempre se envolveu na defesa dos direitos de todos por conta de seu grande coração. Foi um dos maiores expoentes do Direito mato-grossense, na defesa dos direitos humanos. O Tribunal do Júri ficou órfão de sua mais importante voz. Um grande mestre, que hoje homenageamos e que ficará pra sempre marcado na história da OAB-MT”, afirmou o presidente.

Para o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado (CAA-MT), Ítalo Gustavo Leite, que foi aluno de Waldir Caldas, dar o nome do criminalista ao prédio é uma justa homenagem, considerando sua trajetória como professor e mestre. “Esse espaço será um porto seguro, um suporte para a advocacia, principalmente para aqueles que iniciam suas carreiras, assim como Waldir foi sempre um porto seguro para todos nós, seus alunos, seus colegas e amigos, a quem ele sempre incentivou e apoiou”, reforçou Ítalo.

O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, esteve presente na reunião e prestou homenagens a Waldir, em nome do Governo do Estado e do sistema de segurança pública. “Era uma pessoa que realmente se dedicava ao máximo, era um apaixonado pelo Direito e um defensor intransigente dos direitos humanos. Temos ele como um grande exemplo, alguém que deixou uma importante marca na segurança pública no estado. Grande parte das transformações positivas que tivemos no sistema carcerário até hoje se deve às lutas dele”, explicou Bustamente.

Em meio a relatos emocionados de diversos colegas e de histórias de companheirismo, e amizade, familiares de Waldir receberam ainda uma placa comemorativa em homenagem ao advogado.  Representando a família, o advogado Elson da Costa Rodrigues, filho de Waldir, agradeceu à OAB-MT pela homenagem e, com muita emoção, falou sobre a trajetória do criminalista.

“Ele sempre teve uma preocupação muito grande de ajudar aos mais vulneráveis. Isso, com certeza, o tornou uma referência para os jovens advogados, que sempre o procuravam para conselhos e aprendizados. Ele tinha um amor muito grande pela profissão e sempre a exerceu com grande coragem e independência. Ele sempre dizia que ser advogado é um dom e ser criminalista era uma dádiva, por lidar com o que há de mais valioso para as pessoas: a vida e a liberdade. Era um grande homem, um grande profissional e um grande exemplo para todos nós. Ele deixou um legado muito bonito e estamos muito felizes por esse reconhecimento”, concluiu o advogado.

Waldir Caldas – O advogado criminalista faleceu em 18 de junho deste ano, vítima de complicações da Covid-19.  Natural de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, se formou em Direito em Cuiabá, onde atuou por anos, e ficou reconhecido como um dos mais importantes advogados criminalistas do estado. Era professor de Direito e apaixonado pelo Tribunal do Júri, para o qual dedicou grande parte de sua atuação jurídica. Árduo militante na luta dos direitos humanos, Waldir era amplamente conhecido pelos importantes trabalhos prestados em defesa das pessoas privadas de liberdade e suas famílias, grande parte deles realizados à frente das Comissões de Direito Penal e Processo Penal e de Direito Carcerário da OAB-MT. 

Também estiveram presentes na homenagem a esposa e os filhos de Waldir Caldas; a vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o diretor tesoureiro da Ordem, Helmut Daltro; o secretário-geral, Flávio Ferreira; o secretário-geral adjunto, Fernando de figueiredo; e o Secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sesp-MT, Jean Carlos Gonçalves; além de diversos conselheiros estaduais, federais e presidentes de Comissões Temáticas da OAB-MT.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital