Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 20:13
Moeda
Dólar - BRL 5.2871
Libra - BRL 6.5727
Euro - BRL 5.5985
Bitcoin - BRL 209250,95

26/02/2016 as 18:15:29 | por Roberto Marques |

Herdeiros da Fazenda Carretão pedem investigação em Cartório de Poconé MT

“Éstranhoso o fato de alguém tentar subtrair indevidamente o patrimônio alheio, sem documentos legítimos, mesmo assim receber o apoio da Justiça”

Fotografo: Roberto Marques
...
Documento

A “pendenga” judicial na Fazenda Carretão (no Município de Poconé) continua pegando fogo. Desta feita, denuncia o senhor Marcelino Pereira Leite da Silva, (marido de Silvina Gonçalves da Silva) uma das sete herdeiras da área 580 hectares que, da propriedade denominada “Fazenda Carretão, porém, vale salientar que a herdeira foi nascida dentro da propriedade, e denuncia desconhecer qualquer tipo de venda, cessão de direitos repassados a outra pessoa, a não serem as 104 hectares vendidos aos Sr Alaerce José do Santo  e João José dos Santos Neto.

De acordo entrevista gravada com o marido de uma das herdeiras da Fazenda Carretão (Silvina Gonçalves da Silva), o senhor Marcelino Pereira Leite da Silva, da conta que, a situação ficou tão escabrosa e insustentável que, até o juiz da Comarca chegou a dar despacho favorável ao “invasor”  Alaerce dos Santos e seu irmão João dos Santos,para que os verdadeiros herdeiros deixassem de imediato a propriedade.“Mas, diante do poder, como verdadeiros e legítimos herdeiros, proprietários deste imóvel, desconhecermos quais queres negociação feita por nossa parte e ou, de outros herdeiros, nos esforçamos para não desistirmos da terra onde nascemos, crescemos, ajudamos meus pais cuida-la, e onde vivemos com os nossos filhos”, a herdeira e o seu marido.

Segundo Marcelino P. Leite da Silva “minha esposa Silvina nunca vendeu se quer um metro quadrado de sua área para este tal Alaerce e a seu irmão João, nem ela e nenhum dos seus irmãos herdeiros; nenhum de nós foi convocado para assinar qualquer escritura pública e nem outro documento de compra e venda para quem quer que seja. A não serem as104 hectares que ele comprou, porém, pergunto como este juiz emite um despacho em favor de um cidadão, sem que este, lhe apresente certidões ou outros documentos originais e verdadeiros como legítimo proprietário desta área?”, questiona o casal.

“Porém, é de conhecimento público que, a única área vendida para o Sr Alaerçe e o seu irmão João, foram as 104 hectares e 7.499 m2, conforme a Matrícula única e intransferível, 4.741 de 17 de dezembro de 1981”.“É estranhoso,” tudo muito estranho... Como este cidadão tem coragem de procurar direitos na justiça local para obter indevidamente uma área de terras sem ter pagado nenhum centavos além da área que foi lhes vendida, dizendo ainda que tem a escritura da referida área, vale salientar que até hoje nem o inventário foi concluído”, denuncia.

Já o senhor Odinatre Maciel de Oliveira cartorário da cidade Poconé MT, afirmou que o senhor Joao e alaerce  são proprietário da fazenda carretão, disse também que o total da área que eles tem só  após um levantamento, questionado se foi feito ou não o inventario da fazenda ele responder que não lembrava se foi feito ou não  , ele ainda reafirmou que  os dois irmão ele conhece muito bem, que eles tem as documentações  legal ate por que ales faz financiamentos em instituição bancaria ,finalizou.       

 Quem lhe Vendeu?

Quem lhe emitiu algum tipo de escritura desta área?

O Alaercee João pagou esta área para qual dos herdeiros – uma vez que nenhum deles lhe outorgou qualquer escritura ou contrato público de venda?

Em qual certidão de propriedade deste imóvel que o juiz da comarca se embasou para entender que Alaerce e João detinham tais direito a este imóvel?

Estes e outros questionamentos, a família de herdeiros da Fazenda Carretão precisa que seja respondida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; pedem ainda que seja feita uma minuciosa inspeção no Cartório de Registro de Poconé, pois existem coisas estranhas acontecendo lá dentro.

Veja o Vídeo da Entrevista
Fazendeiro compra área de104hc, anos depois quer tomar a fazenda inteira

“Não queremos acreditar na possibilidade de que, o Alaerce teria coragem de buscar apoio até  Justiça, sem ter uma escritura lavrada e assinada pelo Cartório responsável da comarca local, para tomar esta iniciativa, se a tomou, certamente deve ter encontrado algum documento (mesmo falso supostamente), para tentar tomar toda área de origem da Família Torquato”,disse Marcelino.

Esta inspeção se faz necessária em caráter emergencial, e caso encontre o erro, é preciso que o autor responda judicialmente, - talvez na cadeia, se assim a Justiça entender. As terras da Fazenda Carretão têm uma longa história em detrimento as suas origens, a Família é centenária, se trata de pessoas idôneas, cuidadosas. “Meus avós sempre foram cuidadosos em se tratando de documentos de seus imóveis, impostos e tarifas e todas as obrigações tributárias com a união, o estado e o município”, disse Silvina Gonçalves, uma das sete herdeiras.

Ele ainda relata que estas terras pertencem aos herdeiros de avos e bisavós da família Torquato Gonçalves a mais 120  anos e agora estão travando uma verdadeira batalha na justiça ate por que estão encurralados por cercas feitas pelo os dois  fazendeiros João Jose do Santo  e Alaerce Jose do Santos Netos

Áreas de terra em quentão estão sendo pleiteada na justiça, e pertence a 7 herdeiros, esta e a  matrícula 4.741, da fazenda Carretão a cessão de Diretos de posse dos herdeiros de Espólio Torquato Bispo da Silva e Antonia Lisboa da Silva  Os procedimentos processuais estão TJ/MT da Comarca de Pocone MT.   No cartório consta que os dois irmãos Alaerce e João so têm 104 hectares e não 595 hectares. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra. Só no ano passado cinco pessoas morreram em disputa por terras em Mato Grosso.                        


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital