Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 17:25
Moeda
Dólar - BRL 5.2025
Libra - BRL 6.4384
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

02/01/2022 as 08:04 | por Angela Jordão |

Juízo 100% digital chega a 89 unidades judiciárias em 2021

A adesão ao Juízo 100% Digital é opcional. Advogados, advogadas e partes dos processos

Fotografo: Divulgação
...
Publicação
 
 
O ano de 2021 marcou a expansão do Juízo 100% Digital para 89 unidades judiciárias de Primeira Instância em Mato Grosso a partir do mês de agosto. Esta expansão faz parte da ampliação da Justiça 4.0 no Poder Judiciário de Mato Grosso, programa que emprega novas tecnologias e inteligência artificial para oferecer uma prestação jurisdicional acessível e mais célere a toda população.
 
No Juízo 100% Digital o usuário utiliza a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem a necessidade de comparecer fisicamente aos Fóruns, uma vez que todos os atos processuais são praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto, usando a internet, isso inclui citações, intimações, audiências, atendimento das partes, advogadas e advogados e sessões de julgamento, tudo ocorre de forma virtual, por meio de videoconferências. Também significa que a pessoa pode ter acesso a Justiça de Mato Grosso, por exemplo, de qualquer parte do mundo.
 
No Judiciário de Mato Grosso, o Juízo 100% Digital estava, inicialmente, implantado na forma de projeto piloto em 13 unidades jurisdicionais, sendo ampliado em para outras 76, somando 89 unidades do Primeiro Grau de Jurisdição, incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto piloto.
 
A ferramenta é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
 
A adesão ao Juízo 100% Digital é opcional. Advogados, advogadas e partes dos processos podem optar pelo sistema no momento da distribuição da ação. O demandado poderá se opor à tramitação do processo até a apresentação da primeira manifestação feita. Uma das primeiras vantagens percebidas com a adesão do serviço é a celeridade processual, já que o uso da tecnologia, evita-se atrasos decorrentes da prática de atos físicos ou que exijam a presença das partes nos Fóruns.
 
As partes que optarem pela tramitação dos processos pelos Núcleos de Justiça 4.0 podem solicitar informações do andamento processual pelo Balcão Virtual. O atendimento ocorre dentro do horário de expediente do Poder Judiciário e na ordem de solicitação de atendimento.
 
Núcleos Digitais - Junto com a ampliação do Juízo 100% Digital, foram criados dois Núcleos de Justiça Digital: Núcleo de Justiça Digital de Execuções Fiscais Estaduais e o Núcleo de Justiça Digital de Direito Bancário. O primeiro núcleo é especializado em Execuções Fiscais estaduais e o segundo em Direito Bancário, ambos com base territorial estadual.
 
PJe e Juízo 100% Digital - O PJe é a forma eletrônica do processo, ou seja, ele está em ambiente virtual. O Juízo 100% digital é uma forma de atuação, onde todos os procedimentos de um processo tramitam pela internet. Isso quer dizer que tudo é feito de forma virtual, sem precisar sair de casa ou do escritório, inclusive entrar em contato com servidores e magistrados.O Processo Judicial Eletrônico (PJe) está presente em 100% das comarcas do Estado e o Juízo 100% Digital chegou a 89 unidades judiciárias este ano.

Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital