Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 16:12
Moeda
Dólar - BRL 5.1652
Libra - BRL 6.4665
Euro - BRL 5.5464
Bitcoin - BRL 209250,95

12/06/2021 as 05:27 | por Da Assessoria |

Nova sede da escola militar de Sorriso começa a ser construída e vai dobrar número de vagas

Expectativa é que unidade seja entregue em dezembro deste ano

Fotografo: Publicação
...
Divulgação

 

A Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes Cabo Antônio da Silva Amaral, de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), terá sua primeira sede própria. O prédio, com 16 salas de aula, quadra poliesportiva e toda a parte administrativa começa a ser construído no bairro Portal Kaiabi. O Governo do Estado vai investir R$ 4.957.979,61, por meio do programa Mais MT, e a contrapartida do município será de R$ 101.183,26.

A ordem de serviço para o início da obra foi emitida em fevereiro deste ano. O trabalho está na parte da fundação. Secretário de Estado de Educação, Alan Porto vistoriou a obra nesta quinta-feira (10.06) e ouviu do engenheiro responsável que a expectativa é que o prédio seja entregue em dezembro deste ano.

“A construção da sede da Escola Tirantes em Sorriso é uma reivindicação antiga da comunidade. O governador Mauro Mendes determinou a construção desta unidade que vai praticamente dobrar a capacidade que possui hoje”, enfatizou.

O secretário lembra que Mato Grosso possui hoje 12 escolas militares. A 13ª unidade foi anunciada pelo governador Mauro Mendes em maio deste ano e será construída em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

A determinação do governo é expandir estas unidades e até o fim do ano a expectativa é que sejam 18 unidades.

O secretário Alan Porto enfatiza que a gestão destas escolas é de responsabilidade da Polícia Militar, mas todo o corpo docente e a parte pedagógica é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. A criação das escolas militares e a melhoria das que já existem fazem parte das ações e ocorrem com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, destaca o secretário.

Alan Porto ainda enfatiza o bom desempenho das Escolas Estaduais Militares de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental é de 4,5, a menor nota nas escolas militares é de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb registra nota 3,4, nas escolas militares é de 4,9 a 6,2.

David Borges Seduc MT

 

David Borges Seduc MT

 

Sonho realizado

Diretor da Escola Tiradentes de Sorriso, o tenente coronel Ilton Botelho da Costa, acompanhou o secretário na visita ao canteiro de obras e afirmou que a nova sede vai representar um avanço ainda maior na qualidade de ensino.

“A infraestrutura da escola é uma dimensão muito importante na mensuração da qualidade do ensino. Ela cria valores de pertencimento, uma doutrina de ensino, gera no aluno uma motivação a mais para estudar e vai potencializar ainda mais os nossos resultados. Queremos agradecer a todos que estiverem envolvidos na realização deste sonho”.

O diretor afirmou que a obra é a realização de um sonho da comunidade. “Esse é um momento ímpar, principalmente para os pais, mães, alunos, comunidade em geral”.

Presidente da Comissão de Mães da Escola Militar, Rosiele Aparecida Silva dos Santos afirma que é um momento de muita alegria, por ver o início da construção da sede.

Ela destaca que a comissão foi criada quando a escola foi notificada a deixar o primeiro local que ocupou, dentro de um shopping em Sorriso. O espaço não era adequado para o ensino, não possuía acessibilidade, tinha problemas na parte elétrica, mas era o único que tinha.

Os alunos foram primeiro remanejados para o prédio da Escola Estadual Arlete Maria Capellari, mas de forma provisória. Depois de muita luta, foi alugado o prédio de uma escola particular no município, onde a escola funciona hoje.

Rosiele acredita que o novo prédio vai garantir mais qualidade no ensino e irá incentivar ainda mais os profissionais e os alunos. Mãe do adolescente Felipe Gabriel da Silva Santos, de 15 anos, que está no 1º ano do Ensino Médio, ela afirma que a obra mostra que todo o esforço valeu a pena.

A escola militar tem hoje 540 estudantes matriculados a partir do sétimo ano do Ensino Fundamental. Hoje, as aulas estão na modalidade não presencial, como em todas as escolas da rede estadual. A expectativa é que as aulas na modalidade híbrida sejam retomadas no início de agosto, após o recesso do meio do ano.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital