02/10/2021 as 06:03 | por ANDERSON PINHO |
O projeto Ouvidoria Itinerante do Ministério Público de Mato Grosso retoma neste sábado (2) o atendimento presencial à população. As atividades se concentrarão na Rua Cantagalo, próximo ao córrego, no bairro Itamaraty, região do Planalto, em Cuiabá. Durante atendimento àquela comunidade, o projeto fará a entrega de 65 cestas básicas a famílias carentes da região, previamente cadastradas. As cestas foram doadas pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT).
A procuradora de Justiça Rosana Marra, ouvidora-geral, explica que as atividades externas são possíveis neste momento graças aos indicadores e à classificação de risco da pandemia, que apontam redução no número de mortes e de casos do novo coronavírus. Ainda assim, todos os cuidados e cumprimento das regras de biossegurança serão mantidos. As atividades externas do projeto estavam paralisadas desde 2020 em razão da pandemia.
O enfermeiro Rodrigo da Silva Martins, mestre em Saúde Coletiva e voluntário, explica que o bairro Itamaraty é uma comunidade que necessita da atenção maior das autoridades constituídas e que o trabalho do Ouvidoria Itinerante é importante, face aos problemas de ordem social que afetam famílias inteiras.
"A gente desenvolve um trabalho pontual no Itamaraty com ações que perfazem educação ambiental, encaminhamento a postos de trabalho, cadastramento nos programas sociais disponíveis, prevenção à violência doméstica e familiar, controle de natalidade e distribuição de alimentos", explica ele.
O voluntário, chamado de “Rodrigo Enfermeiro”, destaca que no auge da pandemia chegou a trabalhar sozinho fazendo a distribuição de alimentos junto à população em situação de rua. "As pessoas ficaram com medo da pandemia e deixaram de fazer o trabalho que faziam", pontua ele.
OUVIDORIA ITINERANTE - O projeto Ouvidoria Itinerante consiste em levar atendimento do MPMT aos bairros e aproximar a instituição da comunidade. É a oportunidade de os moradores trazerem ao conhecimento do Ministério Público problemas que afetam coletivamente a sociedade e que estão relacionados à saúde, educação, cidadania, segurança, meio ambiente, crianças e adolescentes, idosos, consumidor, pessoa com deficiência, infraestrutura e combate à criminalidade.
As informações colhidas são encaminhadas aos promotores de Justiça para adoção das providências necessárias, ou mesmo enviadas ao órgão responsável, com as devidas orientações.
A Ouvidoria do MPMT tem como missão atender as demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido pela instituição. Além do atendimento itinerante, a população pode acessar o serviço pelo telefone 127 (custo de uma ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99259-0913 | 99269-8113 | 99271-0792 | 99255-4681, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail ouvidoria@mpmt.mp.br e formulário eletrônico de manifestação (veja aqui). O atendimento presencial na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro Político e Administrativo, ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h.