Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 16:30
Moeda
Dólar - BRL 5.196
Libra - BRL 6.4293
Euro - BRL 5.5384
Bitcoin - BRL 209250,95

08/11/2021 as 14:56 | por Graciele Leite |

População precisa fazer inscrição para votar em novos representantes do Conselho Estadual

As inscrições serão feitas online e ficam abertas até 30 de novembro

Fotografo: Assessoria
...
Publicação

 

 

 

Os cidadãos interessados em votar nas eleições do Conselho Estadual de Cultura (CEC) também precisam se inscrever para participar do processo. Para isso, devem acessar e preencher o formulário disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e atender aos pré-requisitos estabelecidos no Regimento Eleitoral. As inscrições ficam abertas até 30 de novembro.

Todo o processo de votação será online e o eleitor com inscrição validada receberá um email com link para acessar a cabine virtual no dia. Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos e comprovar experiência em um dos segmentos culturais com vagas abertas. Além disso, é necessário ter pelo menos dois anos de residência no território onde pretende votar.

Cada pessoa terá direito a dois votos, um para segmento cultural e outro para território. Ao todo, são 14 vagas disponíveis para novos conselheiros representantes da  sociedade civil, que atuarão no colegiado durante o período de 2022 a 2026.

As vagas são divididas entre os seguintes segmentos culturais: artes cênicas, patrimônio histórico e cultural, artes visuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música e rede de Pontos de Cultura. E os territórios mato-grossenses definidos no Regimento Eleitoral são: Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Vermelho, Teles Pires e Araguaia. Os municípios que compõem as regiões estão descritos nos anexos do documento.

Os candidatos às vagas de conselheiros do CEC também poderão votar, e ficam cadastrados automaticamente como eleitores. A lista com os nomes habilitados, tanto como eleitores quanto os candidatos, será divulgada no site da Secel, dia 15 de dezembro. 

Inscrições

As inscrições ficam abertas até 30 de novembro. Os links para os formulários poderão ser acessados no Regimento Eleitoral, que também descreve todos os requisitos necessários para a participação, previstos nas leis do Sistema Estadual da Cultura (10.362) e do Conselho Estadual de Cultura (10.378). 

O Conselho

Regulamentado pela Lei 10.378/2016, o Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado vinculado à Secel. Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da política pública cultural em Mato Grosso, o CEC tem competência deliberativa, normativa, consultiva e de fiscalização.

Ao todo, é composto por 28 membros e suplentes, sendo 14 deles os representantes dos segmentos culturais e territórios mato-grossenses, e outros 14 os conselheiros indicados pelo Poder Público.

Mais informações

Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site da Secel.

A equipe do Conselho Estadual de Cultura também está fazendo atendimento online para orientar e tirar dúvidas, por meio de um chat, disponibilizado no link do formulário de inscrição.

Outros contatos disponíveis são o e-mail conselhodecultura@secel.mt.gov.br e telefones (65) 3613.0207 / 0231.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital