Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 18:07
Moeda
Dólar - BRL 5.1617
Libra - BRL 6.4599
Euro - BRL 5.5442
Bitcoin - BRL 209250,95

29/09/2021 as 14:51 | por MARIA NASCIMENTO |

População será beneficiada pela redução do ICMS da energia, telefonia e internet, destaca Avallone

Corte de impostos vai beneficiar consumidores em geral e o setor produtivo

Fotografo: Marcos Lopes
...
Publicação

 

 

 

O relator da CPI da Energisa, deputado Carlos Avallone (PSDB), destacou a redução do ICMS da energia elétrica como a medida de maior impacto para todos os segmentos sociais, entre as reduções anunciadas ontem pelo governo do estado. As alíquotas que variavam de 25% a até 27% foram reduzidas para 17%, o que corresponde a uma redução percentual do imposto de 39% e 45%, respectivamente. 

O parlamentar destacou o impacto positivo da redução dos impostos na vida do cidadão mato-grossense. "O consumidor, em geral, terá uma economia de 10% do valor da conta de energia, e os grandes consumidores como o comércio e a indústria uma economia de 12%. A energia elétrica é um insumo fundamental na vida de todos e especialmente em Cuiabá, onde as altas temperaturas exigem o uso contínuo do ar-condicionado, dos ventiladores, geladeiras, etc e estamos atualmente na pior bandeira tarifária nacional, a da escassez hídrica, que encarece ainda mais as contas. Portanto esta redução, que sempre defendi como secretário de Estado de Indústria e Comércio do governo Dante e agora aqui na Assembleia, é muito bem-vinda para o cidadão e para as empresas, que terão os custos com energia reduzidos", destacou Avallone.

O deputado lembrou que para a indústria, comércio e serviços, a redução de impostos diminui os custos de produção com impacto no preço final das mercadorias, aumentando a capacidade de investimento e a geração de empregos. "Aqui em Mato Grosso o setor produtivo pagava uma das maiores cargas tributárias do país, especialmente na energia, e será beneficiado também pela redução das alíquotas do gás industrial de 17% para 12%. Com energia elétrica e termelétrica mais baratas, associadas à chegada da ferrovia a Cuiabá, a expectativa é de fortalecimento do processo de industrialização com a consequente geração de milhares de novos empregos". 

INTERNET ternet no lazer, na educação e trabalho. "As alíquotas de 25% e 30% foram reduzidas pE TELEFONIA

Carlos Avallone destacou ainda a redução significativa da carga tributária estadual sobre telefonia fixa, móvel e internet, que beneficia especialmente a juventude, grande usuária da inara 17%, com uma economia de 16% no valor das contas de internet. Toda a população será beneficiada, pois a internet hoje faz parte da vida de todos, não só no consumo de informações e na interação social, mas também no trabalho, nos estudos e em todas as atividades". 

COMBUSTÍVEIS

Como relator do segmento de combustíveis da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal, Avallone reivindicou em fevereiro de 2020 a diminuição da alíquota dos combustíveis, agora efetivada pela proposta do governo que será aprovada pela Assembleia para vigência a partir de 2021.  "Ao entregar nosso relatório ao governador, no início do ano passado, defendi a redução do ICMS dos combustíveis, até para reduzir a diferença em relação aos estados vizinhos, o que afeta a competitividade das empresas e os investimentos em Mato Grosso. Com a redução dos impostos o consumo tende a aumentar e também a arrecadação, reduzindo ainda a evasão e a sonegação", disse Avallone.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital