Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014; Pelo jornalista Roberto Marques

Cidadão Repórter

65992519733
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020 - 07:50
01/10/2020 as 20:37 | Por Assessoria | 2112
Professora Vanda Arruda se destaca e mostra força da mulher na politica em Livramento
“As áreas que gostaria que fosse mais atendida: Educação, saúde”, diz a candidata vereadora Vanda
Fotografo: Roberto Marques
Publicação

 

 

 

 

Sou Vanda Maria de Arruda Santos, casada, tenho duas filhas, nasci, cresci e sempre trabalhei aqui em Ribeirão dos Cocais. Daqui saí apenas para cursar o ginásio e o magistério. Sou filha do lavrador Tomás e de  Carolina, mais conhecida como (Calu) que além de dona de casa era artesã e parteira voluntária, ela foi responsável por trazer à vida muitas crianças desta comunidade, (ambos falecidos). Após concluir o magistério retornei à este distrito  para trabalhar como professora na Escola Estadual Ver. Amarilio Gomes da Silva comecei como interina e no mesmo ano fiz o concurso  do estado passei e me efetivei onde além de professora fui diretora e coordenadora pedagógica. E hoje já aposentada. Em 2005 fiz o concurso municipal, no ano seguinte na gestão de Nezinho, tomei posse no CMEI Nilce Gomes de Miranda, neste distrito, onde atuo até hoje. Onde também já exerci a função de diretora.

QUAL E O MOTIVO DA SENHORA COLOCAR SEU NOME PARA SER VOTADA? OU SEJA, ENTRAR NA POLITICA.

Eu como mulher, mãe e professora me senti motivada pelo direito de tomada decisões políticas que venham melhorar o desenvolvimento humano.

Sempre acompanha a política em seu município

Sempre que é possível. Falando pela minha comunidade, não. As áreas que gostaria que fosse mais atendida: Educação, saúde e serviços sociais.

A MULHER NA POLITICA SÃO POUCAS POR QUÊ?

Faz parte da cultura histórica patriarcal em que as mulheres tinham que ser domésticas, sem liberdade de expressão. Atualmente esta população sente uma  insegurança maior na questão política pelo fato de sofrem preconceito por parte dos homens por não aceitarem ter uma  superior do sexo feminino.

No que trabalha hoje:

Hoje professora da educação infantil.

Formação educacional:

Formada em magistério, pela Escola Couto Magalhães; Pedagogia pela Universidade de Jales em São Paulo; Com duas pós-graduações: O fazer Pedagógico pelo Instituto de Educação de Várzea  Grande e Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso

SENDO ELEITA A SENHORA, TEM PROJETO QUE PODERÁ MUDAR A VIDAS DA POPULAÇÃO DE SEU MUNICÍPIO? QUAL SERIAM ESTES PROJETOS:

Sim. 1 Educação Política.  Desenvolver um trabalho de estudo para esclarecimentos da verdadeira política,  pois existe uma confusão quanto ao entendimento, ou seja politizar os cidadãos livramentenses. Ser trabalhados de forma didática (debates em rodas  de conversas) em  encontros de jovens, idosos e outros, com minha participação e dos demais legisladores. Outro projeto: Educação em saúde.  Um trabalho de promoção  realizado  pela equipe da saúde  do município abrangendo creches, escolas e familiares. Com orientações sobre a importância da prevenção de doenças e do autocuidado. 3 Assistência integral à diversidade de gênero, realizando treinamentos  dos profissionais de saúde, de como acolher a população LGBTQIA+, prestando atendimento com integralidade à saúde. 4 Proposta pé no chão,  durante o mandato realizar visitas às comunidades do município com intuito de ouvi - lós á respeito das suas necessidades prioritárias para buscar soluções em conjunto.

 

                                         Para Vereadora “Professora VANDA” 14.147.

                                                                 Prefeito Nezinho   14

                                                                   Vice: Rose Miranda

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil