Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 07:40
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5317
Euro - BRL 5.5911
Bitcoin - BRL 209250,95

22/11/2021 as 06:20 | por Carolina Miranda |

Projeto de castração gratuita de cães e gatos chega ao Residencial São Carlos

A estimativa é que mais cinquenta animais passem pelo procedimento cirúrgico em duas semanas

Fotografo: Divulgação
...
Publicação

 

Começa na próxima terça-feira (23) mais uma fase do projeto de castração gratuita de  cães e gatos executado pela  Diretoria de Bem Estar Animal ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Mais cinquenta (50) cães e gatos de tutores moradores do Residencial São Carlos passarão pelo procedimento cirúrgico nas próximas duas semanas. Os animais já foram devidamente  cadastrados.  O projeto que começou no dia 16 de outubro já castrou sessenta (60) animais do Residencial Nico Baracat (I, II e III).  

O projeto de castração gratuita para cães e gatos oferecidos aos moradores dos bairros residenciais carentes do município atua no controle populacional dessas espécies.  A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), ligada à Secretaria de Governo. “Essa ação começou no dia 16 de outubro e nossa perspectiva é de realizar a castração de 50 animais por bairros indicados pela Secretaria de Relações Comunitárias”, disse a diretora de Bem Estar Animal.

A ação funciona da seguinte forma. Primeiramente os moradores do bairro recebem fichas cadastrais onde todas as informações do animal devem conter antes da cirurgia. Em seguida, aqueles que foram autorizados pelos tutores serão levados para a clínica ‘Bendita Pata’ conveniada com a Prefeitura. “No Residencial São Carlos, os animais já foram selecionados e a equipe começa a buscar na terça-feira”, informou a antropóloga da Gerência da Diretoria de Bem Estar Animal, Clauderize Karla de Oliveira Magalhães Carvalho.

O procedimento é o mesmo que qualquer outra cirurgia. “A equipe busca o animal num dia e após o período de observação, os animais são devolvidos aos seus respectivos tutores. Por isso a importância da autorização previa dos responsáveis pelos animais”, pontuou Clauderize.

O proprietário da Clínica Bendita Pata, Diego Colombari, conveniada com a Prefeitura de Cuiabá para onde são encaminhados os animais cadastrados por seus tutores, explica que o tempo de duração da cirurgia depende, por exemplo, para os gatos e cachorros (machos) a média é de 40 minutos. Já para as cadelas, a média é de até 1h30. “Os procedimentos são os mesmos, animal é igual ser humano. O que você sente, eles sentem também. Os cuidados devem ser os mesmos. Com as fêmeas, a recuperação é como uma cesária”, explicou.

Os próximos bairros previstos no planejamento até o final desse ano são Altos da Boa Vista e Morada do Ouro. Dados da Diretoria de Bem Estar Animal constam que 411 animais foram castrados até o mês de outubro.

“O nosso trabalho é realmente tirar os animais das ruas. Hoje, a estimativa é de 18 mil animais abandonados. Por isso a importância desse programa. Levar os serviços da Diretoria até a ponta, para aqueles que precisam da ajuda do poder público para realizar esse tipo de cirurgia”, finalizou. 


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital