Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014; Pelo jornalista Roberto Marques

Cidadão Repórter

65992519733
Várzea Grande(MT), Terça-Feira, 30 de Novembro de 2021 - 03:33
18/11/2021 as 10:34 | Por Kátia Passos |
Secretarias realizam força-tarefa para atender bairro afetado pelas chuvas
Lixos domésticos e entulhos acabaram comprometendo o entupimento das bocas de lobo
Fotografo: Divulgação
Publicação

 

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Viação e Obras e Urbanismo, Assistência Social, Defesa Civil e o Departamento de Água e Esgoto foi montada para atender aos moradores da Alameda Júlio Muller, que foram afetados pela forte chuva que caiu neste fim de semana. Lixos domésticos e entulhos acabaram comprometendo o escoamento das águas e, conseqüentemente, o entupimento das bocas de lobo, causando o alagamento em vários pontos do bairro.

De acordo com o secretário de Obras, Luiz Celso de Morais - após as chuvas de segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República - homens e máquinas da Prefeitura Municipal estiveram no local e deram início aos trabalhos de desobstrução e limpeza de córregos e bocas de lobo, para darem vazão às águas e melhorar a condição dos moradores que tiveram a casa alagada. “Foi uma forte chuva que caiu durante toda a madrugada e que acabou causando transtornos para os moradores da região, mas as secretarias já se mobilizaram e estamos fazendo o possível para amenizar essa situação”, pontuou o secretário.

A coordenadora de Defesa Civil, Cristiane Prado, informou que o órgão realiza constantemente o levantamento das áreas de riscos, porém o alagamento se dá em função da quantidade de lixos domésticos e entulhos que são descartados sem nenhum controle pela população, e que em ocasião de fortes chuvas acabam causando o entupimento das bocas de lobos e de córregos, ocasionando as inundações. “Infelizmente essa é uma prática recorrente no município de Várzea Grande, onde vários locais são usados como depósitos de lixos, e, por mais que a Prefeitura Municipal realize a limpeza, acabam jogando lixo nos mesmos locais”, lamentou a coordenadora.

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social também esta em campo, fazendo o levantamento das famílias que foram afetadas e levando o auxilio de cestas básicas e produtos de limpeza e higiene. “O prefeito Kalil Baracat determinou que fosse dada aos moradores da localidade, atenção e suporte, e assim estamos fazendo. Estamos atentos a todos os detalhes e vamos continuar na região até que todo o serviço seja concluído”, garantiu a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

A meteorologia prevê semana com chuvas e ventos fortes, por isso a atenção deve ser redobrada. De acordo com o coordenador da Administração Regional do Cristo Rei, Aluisio Fernandes de Albuquerque, equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão desde terça-feira (16) na região da Alameda realizando a limpeza das ruas e a coleta de material descartado pelos moradores.

“É importante que a população coloque para fora de casa os objetos e utensílios que não utilizam para que a nossa equipe faça a coleta do material. É essencial que neste período de chuvas as ruas do bairro estejam limpas para que a água possa ter vazão e para que não haja problemas como a que ocorreu nesta semana”, alertou o administrador.

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil