Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 11:30
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3452
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

01/10/2021 as 05:43 | por Renata Prata |

Sema realiza soltura de quati no Pantanal após recuperação de pata queimada; veja vídeo

O quati é um dos 27 animais resgatados até o momento no Pantanal

Fotografo: Assessoria
...
Publicação

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou no úlimo dia 25 de setembro a soltura de um quati no Pantanal mato-grossense após o animal se recuperar de queimaduras provocadas por um incêndio.

O animal foi socorrido pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD), que prestou os primeiros socorros e o entregou à Ampara Silvestre para continuar o tratamento. Após a recuperação, a Organização Não Governamental (ONG) destinou o quati à Sema para ser devolvido ao seu habitat natural.

O Quati foi resgatado pelo GRAD em uma ponte na Transpantaneira. Os exames apontaram desidratação e algumas lesões pelo fogo. O animal recebeu o tratamento de fluidoterapia com complexos vitamínicos, anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.  As lesões foram limpas e cobertas com curativos.

Após os primeiros socorros, o tratamento continuou pelas mãos da Ampara, até a cicatrização. Também foi realizada a alimentação com frutas e ovo, no Hotel Sesc Porto Cercado.

Ao constatar que o animal estava apto a retornar ao seu habitat natural, o quati foi destinado à Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, que verificou o melhor local para devolvê-lo à natureza.

Atendimento aos animais

A Sema monitora o Pantanal com o objetivo de ter um panorama atualizado da situação do bioma e das condições de sobrevivência dos animais. Uma equipe especializada da Secretaria realiza o atendimento de animais silvestres e atua também em parceria com veterinários das ONGs credenciadas junto ao Governo Federal, visto que o Ibama tem a competência de controle e gestão dos animais de acordo com a Lei Complementar 140/2011.

A pasta contratou um médico veterinário exclusivamente para o atendimento aos animais, por meio do Programa REM-MT, que compôs a equipe técnica da secretaria que está realizando atendimento in loco . O profissional possui especialização em clínica e cirurgia de animais silvestres e atua há 20 anos nesta especialidade.

Para auxiliar no resgate, captura, atendimento, transporte e remanejamento de animais, estão em campo duas unidades móveis de pronto atendimento. Os veículos possuem equipamentos de contenção, rifle e dardos com tranquilizante veterinário (zarabatana), e outros utensílios que possibilitam o manejo de animais de pequeno, médio e grande porte, de qualquer complexidade.

Monitoramento da água

A existência e a qualidade da água de 120 pontos da Estrada Parque Transpantaneira são monitoradas por uma equipe da Coordenadoria de Fauna da Sema desde abril deste ano. Com os relatórios técnicos, é possível ainda auxiliar na decisão de intervenção, ou não, no Bioma diante da seca.

A dessedentação de animais em pontos mais atingidos pela seca está sendo feita por dois caminhões-pipa locados pela Defesa Civil, em parceria com Sema, Fundação Ecotrópica, Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) e Prefeitura de Poconé. A definição dos pontos e do início da distribuição de água foi tomada em conjunto com o Ibama.

Veja vídeo da soltura:

https://www.youtube.com/watch?v=1VK_uAEeAHw&feature=emb_imp_woyt

 

Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital