Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 21:21
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

19/08/2021 as 15:19 | por Julia Oviedo |

Sesp-MT capacita 80 profissionais em Polícia Comunitária na região de Primavera do Leste

Polícia Comunitária tem como objetivo o fortalecimento da relação das instituições de segurança

Fotografo: Assessoria
...
I Curso de Polícia Comunitária em Primavera do Leste

 

 

 

A parceria entre as instituições e os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s) foi um dos principais fatores para que Primavera do Leste recebesse o I Curso Intensivo de Polícia Comunitária. A capacitação ocorre nesta quinta-feira (19.08), na Associação Comercial e Empresarial do município. A iniciativa é da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

A abertura do evento contou com a presença dos representantes das instituições de segurança da região, entre elas a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Aproximadamente 80 pessoas participam do evento, que segue durante toda a tarde.

Idealizador e palestrante, o coordenador estadual de Polícia Comunitária da Sesp-MT, tenente-coronel PM Sebastião Carlos, explicou que o objetivo da capacitação é sensibilizar as instituições de segurança e seus servidores de que é necessária a aproximação entre Estado e sociedade.

“Diferente das instituições de segurança pública que prestam um serviço à sociedade, a Polícia Comunitária tem um conceito de parceria e ação conjunta com a comunidade. Estado e sociedade estão juntos para discutir políticas públicas de segurança e resolver problemas relacionados a essa área”, disse.

O próprio exemplo de parceria entre o Conseg e a PJC foi lembrado pelo delegado regional, Carlos Roberto Moreira de Oliveira. A delegacia do município foi reformada e celas foram construídas com recursos captados pelo Conseg de Primavera do Leste.

“Aqui em Primavera do Leste temos um Conseg extremamente organizado. Nós percebemos o engajamento do conselho com os órgãos de segurança pública, não só na questão da captação de recursos, mas também de iniciativas de aproximação destes órgãos com a sociedade. E vale ressaltar que o profissional de segurança não dissocia da comunidade, ele é parte dessa comunidade”, pontuou o delegado.

O comandante do 11º Comando Regional da Polícia Militar, coronel PM Fabio Luiz Bastos, confirmou este engajamento dos Consegs não só com relação ao município que recebeu o curso, mas das seis cidades que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 11.

“A Polícia Militar tem se empenhado muito para desenvolver esse modelo de Polícia Comunitária, que está presente tanto no Plano Nacional, quanto no Plano Estadual de Segurança Pública. E a gente percebe este retorno da sociedade por meio dos Consegs, já que todos os municípios de nossa Risp possuem este importante ente que é o conselho”, destacou o coronel.

Entre os assuntos abordados no curso, que possui carga horária de 8 horas, estão: conceitos da filosofia de Polícia Comunitária e as diferenças das polícias tradicionais e este modelo; a mobilização social e técnicas que facilitam a interação entre profissionais de segurança e a comunidade; as normas e funcionamento dos Consegs; gestão integrada e comunitária do sistema de segurança; projetos, programas e gerências de projetos, entre outros.

Ainda de acordo com o tenente-coronel PM Sebastião Carlos, a expectativa é de que o curso seja realizado mensalmente em cada uma das Risp’s de Mato Grosso. “Esse foi um dos pedidos do secretário Alexandre Bustamante para fomentar a união entre Estado de Mato Grosso e sociedade, que no fim das contas, beneficia a todos”, finalizou o coordenador estadual de Polícia Comunitária da Sesp-MT.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital