Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 07:08
Moeda
Dólar - BRL 5.2424
Libra - BRL 6.5283
Euro - BRL 5.5915
Bitcoin - BRL 209250,95

18/12/2021 as 06:40 | por Assessoria |

TVAL 20 anos: Expansão do sinal é uma das prioridades para 2022

Programação da emissora é transmitida pelos canais 30.1 e 30.2 e também pelo site da ALMT

Fotografo: Divulgação
...
Publicação

 

 

A expansão do sinal da TV Assembleia (TVAL) a municípios do interior de Mato Grosso e a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela emissora à população serão prioridades para o ano de 2022. O cumprimento das metas já foi iniciado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, com a realização de investimentos em reformas e aquisição de novos equipamentos, como duas unidades móveis para transmissão de eventos ao vivo. 

“Isso é um avanço e precisamos avançar mais, até porque a comunicação se moderniza muito rápido, os equipamentos em pouco tempo se tornam ultrapassados, então fizemos aquisições importantes e pretendemos fazer novos investimentos. Isso está colocado como uma das prioridades da Mesa Diretora”, afirma o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB).

O presidente destaca a importância dos serviços prestados pela TVAL para levar informação aos cidadãos mato-grossenses e garantir a transparência das ações realizadas não só pela Assembleia Legislativa, mas também pelo Tribunal de Justiça (TJ-MT), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A secretária de Comunicação da Assembleia Legislativa, Rosimeire Felfili, reforça a importância dos avanços já registrados para atendimento dos cidadãos. “A TV Assembleia passa por um grande momento. Desde o ano passado ampliamos as transmissões ao vivo, após a aquisição das unidades móveis, dando mais transparência às ações do legislativo estadual. Durante a pandemia da Covid-19, todas as discussões realizadas pelos deputados estaduais foram transmitidas, mantendo os cidadãos informados do que estava acontecendo. No próximo ano, novos projetos serão executados”, disse.

Parte interna de uma das unidades móveis de transmissão da TVAL.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Expansão do sinal - Em parceria com o Ministério das Comunicações, o sinal da TVAL será levado a mais municípios mato-grossenses. A transmissão do canal em TV aberta será viabilizada por meio do Programa Digitaliza Brasil, que tem como objetivo concluir o processo de digitalização dos sinais de televisão analógica de todo o país.

“Hoje o sinal da TVAL contempla toda a baixada cuiabana. Nos outros municípios, é necessário ter antena parabólica para conectar o sinal. Então, a ideia é levar o sinal aberto da televisão a todos os municípios”, explica o superintendente da TVAL, Jaime Neto.

Em Mato Grosso, há atualmente 53 municípios que ainda operam com sinal analógico. De acordo com cronograma do Ministério das Comunicações, o estado será contemplado na 3ª fase do programa, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2022.

A meta do Digitaliza Brasil é que até o fim de 2023 todos os municípios brasileiros com sinal analógico de televisão sejam digitalizados. Para isso, o Governo Federal irá viabilizar conversores e instalar equipamentos de transmissão digital nas cidades. Conforme as regras estabelecidas por meio de portaria, as prefeituras que quiserem aderir ao Digitaliza Brasil deverão manifestar interesse por meio do site oficial do programa e também cumprir algumas contrapartidas. 

A estrutura oferecida pelo Governo Federal permitirá que cada município tenha até seis canais abertos de emissoras comerciais e dois canais de emissoras públicas, sendo um deles da Rede Legislativa de Rádio e TV e outro que transmitirá a programação da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

“Essa é uma grande oportunidade para expansão da TV Assembleia, que agora poderá chegar a esses municípios como emissora aberta, uma vez que o sinal já está disponível via satélite. Quanto mais cidadãos tiverem a oportunidade de ver a TV Assembleia e acompanhar os trabalhos que os deputados fazem aqui, em canal aberto, melhor. Nós temos as redes sociais, temos o site, mas o canal aberto fortalece essa comunicação, esse elo entre o parlamento e o cidadão”, afirma Jaime Neto.

A TVAL completa 20 anos no dia 19 de dezembro e pode ser assistida pelos canais 30.1 e 30.2, na TV aberta digital; canal 330.2, na TV por assinatura Sky; canal 10, na Net, e canal 16, na TV a cabo, ou pela internet, pelo site da ALMT (www.al.mt.gov.br).


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital