Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014; Pelo jornalista Roberto Marques

Cidadão Repórter

65992519733
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 22 de Outubro de 2021 - 13:17
06/10/2021 as 05:53 | Por Gastão Marques | 125
Vereador Icaro Reveles homenageia Mestres de Cultura de Várzea Grande
O objetivo, reconhecer e valorizar a importância que os mestres de cultura
Fotografo: Assessoria
Gastão Marques

 

Em comemoração ao dia Municipal do Mestre de Cultura, instituída através da Lei Raul Fortunato (Cinco Morenos), o vereador Icaro Reveles PDT homenageou os artistas de Várzea Grande com a Moção de Aplausos ao mestres de Cultura da cidade.

De acordo com o vereador Icaro Reveles, o ato tem como objetivo, reconhecer e valorizar a importância que os mestres de cultura tem para a manutenção cultural de Várzea Grande bem como a construção de políticas públicas de cultura que estimule a produção cultural na cidade.

“Esse momento foi pensado para homenagear os Mestres de Cultura que a muitos anos vem transferindo seus conhecimentos, passando de geração por geração a sua arte, o seu trabalho. Nós devemos reconhecer, trabalhar políticas públicas que vão de encontro a um projeto cultural mais robusto e consistente que atenda a necessidade da classe artística de Várzea Grande”, enfatizou o vereador Icaro Reveles.

Representando os homenageados da noite, professor Odenil Sebba enaltece o bem mais valioso que um povo pode ter, a sua cultura. “A cultura representa aquilo que a cidade tem de mais valioso. Esta atitude do vereador Icaro Reveles, nos anima, nos incentiva em continuar a produzir cultura. Creio que todos teremos nossas almas elevadas por sermos reconhecidos por aquilo que produzimos”.

De acordo com o artista plástico Oziris Paulo de Almeida a homenagem proposta pelo vereador Icaro Reveles representa o reconhecimento e valorização do fazedor de cultura. “Representa reconhecer que você existe como artista. Saber que tem alguém aqui na cidade que está buscando valorizar os mestres de cultura é importante e significativo para todos nós. Esse reconhecimento nos dá mais incentivo para continuar com nossas atividades cultural em Várzea Grande.”

Vereadora Gisele Barros salienta a importância da união da classe para que no futuro se constitua uma Secretaria de Cultura. “A união desta classe, independente do segmento, é muito importante para que futuramente tenhamos em nosso Município uma Secretaria que possa financiar com recursos públicos o trabalho desenvolvido por cada Mestre de Cultura”.

Quem se enquadra no título de Mestre?

Entende-se por “Mestre e Mestra da Cultura Popular” a pessoa física detentora de saberes da cultura popular que tenha notório conhecimento, longa permanência na atividade e que seja reconhecida, por sua própria comunidade, como referência na transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões da tradição popular.

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil