Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024 - 13:29
Moeda
Dólar - BRL 5.1944
Libra - BRL 6.4935
Euro - BRL 5.5665
Bitcoin - BRL 209250,95

18/04/2024 as 16:36 | por Roberto Marques DRT 002660/MT |

Câmara de VG-MT derruba veto e aprova Lei dos Cordões de Girassol para Autistas

Projeto proposto pela vereadora Rosy Prado visa humanizar atendimento e inclusão de pessoas com transtornos ocultos.

Fotografo: DA ASSESSORIA
...
Rosy Prado

Na sessão realizada na última terça-feira, dia 16 de abril de 2024, a Câmara Municipal de Várzea Grande, Mato Grosso, protagonizou um momento crucial ao derrubar o veto do Poder Executivo à Lei n° 5.198/2023, proposta pela vereadora Rosy Prado. A legislação, que prevê a compra de cordões de girassóis para identificação e atendimento prioritário de autistas e pessoas com transtornos ocultos nas unidades de saúde, os parlamentares, reconhecendo sua importância para a comunidade.

Durante a sessão, a vereadora Rosy Prado enfatizou a necessidade do projeto, ressaltando que sua implementação não acarretará aumento de despesas, mas apenas autoriza o uso de recursos específicos para essa finalidade, quando disponíveis no orçamento. Segundo a parlamentar, a medida visa, acima de tudo, humanizar o atendimento e promover a inclusão de pessoas com autismo e transtornos ocultos, em conformidade com a Lei Orgânica do Município.

A decisão da Câmara em derrubar o veto do Executivo representa uma vitória significativa na luta pela inclusão e pelo respeito aos direitos das pessoas com autismo e outras condições. Agora, a lei poderá ser efetivamente aplicada, garantindo um atendimento mais humanizado e adequado nas unidades de saúde do município.

O projeto dos "Cordões de Girassol com crachá" é especialmente relevante para indivíduos com doenças, deficiências e/ou transtornos considerados ocultos, conforme definido no art. 6° do Projeto, que inclui uma ampla gama de condições, como autismo, TDAH, fibromialgia, esclerose múltipla, entre outras.

Essa iniciativa não apenas evidencia a importância do debate e da participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas inclusivas, mas também representa um passo significativo rumo à construção de uma sociedade mais igualitária e acolhedora para todos os cidadãos, independentemente de suas condições.

Segundo o art. 6° do Projeto são consideradas doenças, deficiencias e/ou transtornos ocultos:

I-Autismo;

II-Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH);

III-Síndrome de Tourette;

IV-Doença de Chron;

V-Deficiência Auditiva e Visual;

VI-Visão Subnormal;

VII-Pacientes Ostomizados;

VIII-Transtornos psiquiátricos, tais como: esquizofrenia, síndrome pesudobulbar (PBA);

IX-Deficiência Intelectual;

X-Fibrose Cística;

XI-Fibromialgia;

XII-Esclerose Múltipla;

XIII-Paralisia Cerebral;

XIV-Demência.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital