Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sábado, 25 de Maio de 2024 - 17:07
Moeda
Dólar - BRL 5.1652
Libra - BRL 6.584
Euro - BRL 5.6105
Bitcoin - BRL 209250,95

08/04/2024 as 07:41 | por DA ASSESSORIA |

Capacitação do TCE-MT inclui avaliação de políticas públicas como técnica de auditoria

O curso teve por objetivo aprimorar as técnicas de auditoria dos servidores que atuam nas secretarias de controle externo.

Fotografo: DA ASSESSORIA
...
Divulgaçáo

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu, ao longo desta semana, capacitação para aprimoramento das técnicas de auditoria dos servidores que atuam nas secretarias de controle externo. Com o tema “Avaliação de Políticas Públicas: uma nova fronteira para o Controle Externo e valor público para a sociedade”, a palestra magna do curso foi ministrada pelo vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro aposentado do TCE de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro. 

Na abertura, o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, ressaltou o compromisso do Tribunal em ir além da fiscalização, bem como de priorizar a capacitação e o crescimento do controle externo. “Toda instituição que quer ser forte e útil precisa se aproximar da sociedade e entender o que ela demanda. Se ficar em uma ilha isolada, se distancia e enfraquece. Precisamos sim avançar, repensar e agregar valores e isso tem que ser feito por meio do controle, que é o nosso principal objetivo institucional.”

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, conselheiro aposentado do TCE de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos de Castro, ministrou a palestra magna do curso.

Nesse sentido, Sebastião Helvécio salientou o protagonismo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. “Aqui mostramos qual é a fronteira atual do conhecimento para os tribunais de contas, fazendo comparação com um dos melhores tribunais de contas do mundo. Assim podemos perceber que o Brasil está no caminho de vanguarda. É um prazer estar aqui, no Tribunal de Contas que é um dos protagonistas do controle externo no país.”

Em sua palestra, o vice-presidente do IRB destacou vertentes dos tribunais de contas que vão além da função tradicional da fiscalização e da jurisdição. “A primeira delas é a avaliação de política pública, que é objeto no nosso curso. Além do papel importante de articulação dos tribunais, com a possibilidade de juntar instituições para solucionar problemas e a indução das boas práticas. Eu costumo dizer que os tribunais de contas podem atuar como farol para estimular nos seus jurisdicionados para transformar a administração pública.”

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A especialista em Sistema Judiciário pela Universidade de Harvard, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Europeus, Renata Ramos de Castro, conduziu a capacitação ao longo da semana.

Responsável pela capacitação que se estendeu até esta sexta-feira (5), a especialista em Sistema Judiciário pela Universidade de Harvard, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Europeus, Renata Ramos de Castro, explicou que o curso marca um momento histórico, em que o TCE-MT agregou à atividade de avaliação das políticas públicas.

“Ao longo de quatro dias, nós discutimos um pouco sobre como a auditoria operacional conversa com avaliação de políticas públicas, quais são esses marcadores que precisamos nos atentar e como o Tribunal de Contas pode se reposicionar na sociedade. Isso permitirá que o Tribunal se comunique melhor com os Poderes, mas principalmente com o cidadão, gerando mudança e melhorando a vida do cidadão mato-grossense”, pontuou ela. 

O secretário-geral de Controle Externo do TCE-MT, Vitor Pinho, também enalteceu o sucesso da capacitação, que já tem fila de espera para próxima edição. “O nosso controle externo perpassa a área técnica para chegar no gabinete, no Ministério Público de Contas e na nossa Secretaria. O controle externo sobre políticas públicas tem tudo a ver com o que o Tribunal de Contas faz, não só em Mato Grosso, mas no cenário nacional. Então, há uma preocupação de como essa política pública vai chegar na ponta, para o cidadão.”

Nos quatro dias de capacitação foram abordadas temáticas como a digressão histórica dos tribunais de contas, a sistematização, as organizações e as bases constitucionais e epistemológicas do controle externo, as normas brasileiras de auditoria do setor público, e o grau de maturidade das entidades fiscalizadoras.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital