Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 07:08
Moeda
Dólar - BRL 4.993
Libra - BRL 6.2972
Euro - BRL 5.3837
Bitcoin - BRL 209250,95

01/10/2021 as 14:30 | por José Marques |

Ciclo de palestras debate Inclusão da Pessoa Surda

Max Russi avalia que medidas como da Assembleia Legislativa

Fotografo: FABLICIO RODRIGUES
...
O evento foi proposto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB)

 

 

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou na quinta-feira (30) um ciclo de palestras pela Conscientização e Inclusão Social da Pessoa Surda, alusiva ao mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. O evento, que foi proposto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB), debateu o encaminhamento de novas medidas, voltadas a pessoas com surdez, por melhores condições de exercerem seus direitos e deveres como cidadãos.

Max Russi acredita que a sociedade surda há tempos sofre retaliações e injustiças e que, atualmente, as ações de inclusão precisam ser mais efetivas para superar, ao máximo, as diversidades impostas pelos dias atuais. 

“Na Educação, por exemplo, a inclusão da pessoa surda não é um fato que envolve somente as pessoas que apresentam esta necessidade educativa especial, mas também dizem respeito às famílias, professores, funcionários e toda comunidade escolar, na medida em que a instituição escola tem como função construir uma sociedade justa e igualitária”, acrescentou. 

O parlamentar avalia que medidas como da Assembleia Legislativa, que passou a oferecer tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões da TV Assembleia, nas audiências públicas e outros eventos organizados pelo Parlamento, precisam ser efetivadas em todos os meios possíveis.

“Quanto nos tornamos agentes políticas, no meu caso, sou um parlamentar que também já passou pelas esferas do Executivo, a gente consegue enxergar mais de perto as reais necessidades da sociedade. É necessário que adotemos medidas como estas”, completou.

No início do ano, o deputado Max Russi apresentou o Projeto de Lei (PL) 40/2021, que regulamenta a profissão de Libras. Ele explica que intenção dessa proposta é estabelecer que a formação profissional do tradutor, em nível médio e ou superior, deve ser realizada por meio de curso de educação profissional reconhecido pelo Sistema que os credenciou.

Russi lembra ainda que artigo 6º do projeto de lei também propõe que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e todos os demais órgãos da administração direta e indireta deverão disponibilizar o serviço de um Tradutor e Intérprete de Libras para dar apoio à acessibilidade aos serviços e as atividades do órgão.

“Precisamos estimular a categoria e ao mesmo tempo ampliar a inclusão das pessoas surdas em Mato Grosso. Para se ter ideia, em todo o Brasil existem aproximadamente 350 mil surdos”, argumentou.

O encontro contou com a participação da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Ferreira, do secretário Adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Marques Dias, da Presidente da Associação das Surdas Negras do Estado, Indira Isis Bernardes e autoridades. 


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital