Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sábado, 13 de Abril de 2024 - 12:27
Moeda
Dólar - BRL 5.1183
Libra - BRL 6.3729
Euro - BRL 5.4515
Bitcoin - BRL 209250,95

20/02/2024 as 07:07 | por DA ASSESSORIA |

Empaer e Seaf fazem trilha religiosa do século 18 para identificar potencial de turismo rural

Objetivo é auxiliar produtores familiares a gerarem renda com o Caminho de Santana

Fotografo: DA ASSESSORIA
...
Divulgaçáo
De acordo com o técnico da Empaer e especialista no segmento, Geraldo Donizete Lucio, o turismo rural é uma modalidade de turismo que tem como objetivo oferecer experiências autênticas e imersivas em ambientes rurais. “É uma oportunidade para os turistas conhecerem a cultura local, a gastronomia típica e a vida no campo”.

As atividades que podem ser oferecidas incluem passeios a cavalo, visitas a fazendas e sítios, degustações de produtos locais e trilhas ecológicas. “As trilhas são uma das principais atrações do turismo rural, pois permitem aos visitantes entrar em contato direto com a natureza e conhecer as belezas naturais da região”, pontuou o técnico. 

Para o engenheiro sanitarista da Seaf, Aurilineu Tizot, o projeto ajuda a criar formas de otimizar a atração de investimentos públicos e privados em infraestrutura para a revitalização econômica e social das comunidades que fazem parte do roteiro.

“Nosso trabalho é observar e oportunizar para os que trabalham com o segmento mais oportunidades de desenvolver regiões inteiras, aumentar o senso de pertencimento a valorização cultural e, além do mais, poderemos brindar os turistas com melhores experiências de lazer”, afirmou. 

Também participaram da visita técnica a assessora da Seaf Aline Emanuelle Rosendo, além de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e moradores locais. Parte da equipe aproveitou a oportunidade para identificar os pontos de parada no percurso da trilha. Estratégia ajuda os participantes a recuperarem o folego, beber água, comer uma fruta, entre outros.

No período da tarde, o grupo ainda conheceu a produção de cana de açúcar que resulta no melado e na cachaça do produtor Marcos Sguarezi. Na oportunidade, ele explicou sobre a história da propriedade e os desafios do mercado.  




Projeto Caminhos de Santada

A finalidade do projeto “Caminhos de Santana” é resgatar a viagem de Nossa Senhora de Santana do Sacramento, padroeira de Chapada dos Guimarães, realizada em 1779, do Porto Geral de Cuiabá até a Igreja de Santana na cidade de Chapada. Além da cultura e história, a ideia é preservar a beleza ambiental e promover o turismo e a economia criativa. 

Para que isso aconteça, está sendo realizado o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social, em um circuito de caminhada de longa distância na natureza, com destaque na prática de esportes não competitivo, lazer, cultura e de peregrinação, com interação entre as comunidades locais envolvidas e comercialização direta do agricultor familiar.

Ainda, colocará à disposição de fiéis refazer a trilha percorrida no século 18, em pleno Mato Grosso, no centro geodésico da América do Sul, com a imagem de Santana na igreja chapadense. Semelhante ao Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar de peregrinação, localizada na Europa. Seria uma trilha cultural e religiosa, com sustentabilidade.

O projeto Caminhos de Santana foi idealizado pela Associação da Região Turística de Cuiabá e Várzea Grande (Astur-MT) e conta com a realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, por meio de emenda parlamentar impositiva, via Secel. Também parcerias da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Empaer, Comunidade Rio dos Médicos, Icthus Soluções em Turismo Ltda. 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital