Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024 - 18:46
Moeda
Dólar - BRL 5.0892
Libra - BRL 6.3624
Euro - BRL 5.4734
Bitcoin - BRL 209250,95

06/04/2022 as 14:52 | por Brasil61 |

GO e DF: Governo Federal entrega primeira etapa do Sistema Produtor de Água Corumbá Sul

Data de publicação: 06 de Abril de 2022, 15:19h, atualizado em 06 de Abril de 2022, 15:43h

Fotografo: Divulgação
...
Publicação

 

O Governo Federal entregou, nesta quarta-feira (6), a primeira etapa do Sistema Produtor de Água Corumbá Sul. O empreendimento vai reforçar o abastecimento de água para mais de um 1,3 milhão de pessoas no Distrito Federal e em cidades goianas do entorno sul da capital do País. 

A estrutura recebeu investimentos de R$ 380 milhões, sendo mais de R$ 220 milhões do Governo Federal. Também houve contrapartidas dos governos de Goiás e do Distrito Federal. 

“É uma obra que contribui ainda para a saúde pública da região. Também tem o benefício ambiental. E é isso que faz a gente se empolgar e se emocionar quando entrega obra. Não faltará água na torneira para um milhão e trezentas mil pessoas”, explicou o secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, .

As obras geraram cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos ao longo da construção. O sistema vai beneficiar as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, no Distrito Federal, e Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental, em Goiás. 

“É uma obra que a gente esperava há muito tempo e só vai trazer benefício aqui para a Ocidental, o Novo Gama, Valparaíso, Luziânia e a cidade do DF. Então eu acredito que tem uma importância muito grande para nós, moradores do entorno. A gente fica muito feliz com essa conquista”, afirmou Francisco Miranda, morador da Cidade Ocidental.

Segundo o governo de Goiás, a capacidade de produção é de 2,8 mil litros/segundo de água tratada. “Isso vai dar regularidade no abastecimento, controle maior de qualidade e uma oferta de água muito maior que a demanda atual, permitindo às cidades crescerem e desenvolverem seus negócios”, explicou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

Como funciona


A água é captada no Lago Corumbá IV e passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, em Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso de Goiás; e, depois de tratada, é encaminhada por meio de redes de distribuição aos imóveis.

Com informações do Governo de Goiás



Fonte: Brasil 61


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital