Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 11:00
Moeda
Dólar - BRL 5.2406
Libra - BRL 6.5254
Euro - BRL 5.5844
Bitcoin - BRL 209250,95

21/02/2022 as 22:47 | por Assessoria |

MPF posiciona-se contrário a prisão domiciliar de preso do grupo de risco da covid-19

Para órgão, crise sanitária decorrente do novo coronavírus é insuficiente para afastar prisão preventiva

Fotografo: Divulgação
...
Publicação

 

 

O Ministério Público Federal (MPF) opinou pelo não provimento de recurso ordinário da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou habeas corpus a preso preventivo que faz parte do grupo de risco da covid-19. O pedido da defensoria tem como base a Recomendação 62/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apresenta orientações ao Judiciário a fim de evitar contaminações em massa pelo novo coronavírus dentro do sistema prisional e socioeducativo.

O acórdão questionado pontua que, apesar dos dados que justifiquem a adoção de medidas necessárias à preservação da saúde e da vida de todas as pessoas sob custódia do Estado, no caso concreto houve fundamentação suficiente para o indeferimento do habeas corpus. As instâncias ordinárias observaram que, apesar de o apenado ser portador de diabetes, há nos autos a indicação de que a doença pode ser controlada pelo uso de medicação, não havendo a demonstração de que a atual condição de saúde possa ser agravada pelo risco de contágio pela covid-19, sustentada pela defensoria.

No parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), assinado pelo subprocurador-geral da República Wagner Natal, o MPF destaca que a crise sanitária decorrente do novo coronavírus não configura, por si só, motivo suficiente para afastar a prisão preventiva ou para autorizar o recolhimento domiciliar.

Segundo o subprocurador-geral, há entendimento firmado pela Corte Suprema de que “a norma administrativa não autoriza, por si só e automaticamente, a concessão de liberdade ou o deferimento de prisão domiciliar, pois não serve como salvo conduto indiscriminado, devendo ser analisada a situação dos reclusos no sistema carcerário caso a caso, como foi realizado na espécie”, esclarece.


Íntegra da manifestação no RHC 21.2007

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400 
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital