Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Segunda-Feira, 17 de Junho de 2024 - 03:10
Moeda
Dólar - BRL 5.3769
Libra - BRL 6.7889
Euro - BRL 5.7626
Bitcoin - BRL 209250,95

25/05/2024 as 08:53 | por Itimara Figueiredo (ALMT) |

Pequenos agricultores convidam Botelho para conhecer comunidade

Acesso a água potável e estradas estão entre as principais reivindicações

Fotografo: Vanderson Ferraz (ALMT)
...
Divulgaçáo

efensor de ações que fomentem a agricultura familiar, o deputado Eduardo Botelho, recebeu em seu gabinete João Querino Filho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Serra das Laranjeiras, de Cuiabá, nesta quinta-feira (23). Botelho foi convidado para visitar a comunidade, que fica nas proximidades do distrito Aguaçu, no próximo dia 1º, para conhecer a produção sustentável desenvolvida pelas 40 famílias que residem no local.

O convite foi feito por intermédio da vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar, que acompanhou a visita na ALMT, junto com a secretária da associação Iliete Soutinski. Oportunidade em que apresentaram a Botelho alguns produtos orgânicos: doce de leite, queijo, mel, licor de Jenipapo, abóbora e mandioca.

João Querino destacou a importância do apoio do poder público para melhorar a região. Disse que a dificuldade ao acesso a água potável emperra o aumento da produção. E sugeriu a realização de estudos do solo para verificar as possibilidades da perfuração de poços artesianos ou construção de represa.

“Temos uma nascente e é importante essa análise, para que os estudos nos mostrem se é possível represar a água ou perfurar poços para melhorar as condições da nossa gente, tudo de forma sustentável”, disse o pequeno produtor de mel.

Outra demanda, conforme reforçou a Iliete Soutinski, é a manutenção e pavimentação das estradas. Ela pediu investimentos para a infraestrutura, citou o asfalto que chegou na comunidade vizinha Aguaçu, por meio de uma articulação do deputado Botelho. “Estamos contentes com o asfalto no Aguaçu e defendemos que os 15 quilômetros que nos separam – do Aguaçu à Serra das Laranjeiras – também recebam esse tipo de investimento para facilitar o escoamento da nossa produção”, comentou a secretária, ao destacar a produção que vai do azeite de mamona até a pitaia.

Feliz com o convite, Botelho falou sobre o estímulo à produção de bananas e de café em Mato Grosso. Ele se referiu ao Programa MT Produtivo Café, em que o governo incentiva a expansão da cultura do café, a partir da entrega de mudas e da distribuição de kits de irrigação para agricultores familiares. Também mencionou o grande programa de poços artesianos nas comunidades de grande alcance social.

“Fizemos o convite e vamos apresentar a comunidade para que o deputado conheça o trabalho sustentável desses pequenos agricultores”, destacou a vereadora, acompanhada do assessor Anderson Barbosa Lima.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital