Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014; Pelo jornalista Roberto Marques

Cidadão Repórter

65992519733
Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 - 16:22
20/06/2022 as 10:34 | Por Assessoria |
Pessoas são capacitadas para atuarem no planejamento para implantação do turismo rural em Livramento
O município é um grande celeiro, já que 62% da sua população reside na zona rural
Fotografo: Divulgação
Publicação

 

 

O SENAR/FAMATO, em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, Cultura e Turismo, capacitou nos dias 13, 14 e 15 de junho, 12 pessoas para atuarem diretamente no planejamento para implantação do turismo rural, no município. O curso aconteceu na sede do Sindicato Rural somando 24 horas de carga horária entre aulas práticas e teóricas.

O objetivo foi ensinar aos participantes noções básicas de planejamento para implantação do turismo rural em propriedades que não atuam nesse segmento, utilizando técnicas adequadas para o fomento da atividade. E, Livramento é um grande celeiro para isso, já que 62% da sua população reside na zona rural, distribuídas em 96 comunidades.

Para a instrutora da turma, Kathiuscia Camargo, o turismo rural permite um contato mais direto com a natureza e pode ser uma importante fonte de renda aos livramentenses. “Em Mato Grosso temos regiões com enorme potencial turístico rural para ser explorado e que vão além das belezas naturais, pois é possível realizar turismo rural com eficiência e em Livramento tem muito que se mostrar.”

As aulas teóricas se pautaram na Ética e cidadania; Saúde e segurança do trabalho no meio rural; Conceito de turismo rural; Conceito de produto e de atrativo do turismo; Oportunidades de negócio no turismo rural; Aspectos legais para implantação das atividades turísticas; Desenvolver um projeto executivo; Instituições de apoio: órgãos públicos e instituições privadas; Noções de empreendedorismo; Aspectos relevantes para implantação do turismo rural; Elaboração do planejamento básico; Plenária, Elaboração de roteiro; Precificação de produtos e serviços no turismo rural; e Noções de marketing.

Entretanto, no segundo dia de curso (14/06), a turma fez aula prática na Comunidade de Mata Cavalo, mas precisamente nas residências de dona Maria e dona Rosângela. “Ali os alunos puderam vivenciar o espaço e o dia a dia das duas. Dona Maria é a personificação da cultura raiz e o que realmente a comunidade tem de referência histórica e cultural. Dona Maria é uma história viva, tão lúcida e hospitaleira, com sua moradia genuína, e assim como dona Rosângela, ofertam doces regionais produzidos de forma manual”, destacou Kathiuscia que é bacharel em turismo e técnica em guia de turismo.

Ainda, segundo a instrutora, a turma de alunos já possuía interesse no turismo rural, mas precisavam entender como funciona, o que fazer, pois Livramento é um município com segmentações turísticas diversificadas e fortes como turismo cultural e turismo no meio rural.

Ao finalizar, Kathiuscia disse acreditar totalmente na expansão do setor turístico de Nossa Senhora do Livramento, “pois, o lugar tem potencial para o turismo e já vem com uma gestão atuante, atualizando o inventário turístico. Além do mais, é um município próximo a capital, com boa acessibilidade. Eu mesma fiquei encantada com o parque da cidade, tudo muito lindo e organizado. O que falta já está no planejamento para existir. Além de ser reconhecida como terra da banana, tem um dos melhores carnavais de rua, fora outras ofertas que o município possui.”


 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil