Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 04:53
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3345
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

23/06/2022 as 06:47 | por Assessoria |

Prefeitura de Várzea Grande realiza mutirão de serviços no Distrito de Bonsucesso

O evento reuniu centenas de pessoas de diversos bairros da região

Fotografo: Divulgação
...
Publicação

A pacata rotina da comunidade do Distrito de Bonsucesso foi quebrada, nesta quarta-feira (22), pelo mutirão de serviços promovido pela Prefeitura de Várzea Grande. O evento realizado pela gestão Kalil Baracat, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), reuniu diversos serviços para atendimento ao cidadão na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB - “Maria Barbosa Martins”. Centenas de moradores, de toda região, receberam atendimentos.

“O mutirão de cidadania é uma ação importante, porque encurta o acesso da comunidade aos serviços públicos, além de trazer os gestores ao encontro das necessidades das famílias, dando a elas a oportunidade de resolver as suas questões sem ser preciso se deslocar para outras regiões. Além disso, os moradores podem expor suas necessidades diretamente para os titulares das pastas envolvidas na ação, diminuindo os trâmites que na maioria das vezes ocorrem a partir dos registros das demandas”, destacou o prefeito Kalil Baracat.

O mutirão é um modelo de serviço público desenvolvido no Município há muito tempo. Porém, em função da pandemia da covid-19, foi suspenso justamente porque atrai números expressivos de pessoas em busca de atendimentos em áreas essenciais, à exemplo da Saúde. Fora os serviços de infraestrutura, limpeza urbana, iluminação pública, que foram intensificados nos dias que antecedem a data de realização do evento, as demais pastas da administração pública também participaram com a oferta de serviços. “Como a maioria da população se encontra vacinada, vamos realizar outras edições contemplando várias localidades”.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, além de disponibilizar a unidade escolar para abrigar o evento, levou cultura, jogos e brincadeiras para alegrar as crianças da localidade. A banda musical também abrilhantou o local, com a apresentação de músicas regionais. A secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, participou do evento com a distribuição de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas, para contribuir com a paisagem urbana da localidade.

A Secretaria de Saúde realizou consultas médicas, odontológicas e distribuiu medicamentos. A Secretaria de Defesa Social participou da ação com o serviço da Junta Militar, que realiza o alistamento militar, além da segurança do evento, por meio da participação da Guarda Municipal. A Defensoria Pública contribui com a emissão de documentos e informações jurídicas.

No espaço da Secretaria de Assistência Social, uma equipe multiprofissional esclareceu aos moradores da região como funciona o trabalho e os benefícios oferecidos pelos Centros de Referência da Assistência Social. Durante a ação, o público presente também pôde cadastrar-se em programas sociais.

O presidente de Distrito de Bonsucesso, Tercílio Pinheiro, disse que a gestão Kalil Baracat vem valorizando as comunidades ribeirinhas, levando benefícios a todos que necessitam de auxílio. “É com muita gratidão que a nossa comunidade recebe esse importante evento. Nós estávamos precisando dessas ações. As famílias de Bonsucesso agradecem esse olhar atencioso para com a nossa localidade”, completou.

Dona Arência Maria de Magalhães, também moradora do Distrito de Bonsucesso, foi em busca de uma nova Carteira de Identidade e de uma consulta com o oftalmologista. Ela disse que fazia tempo que precisava trocar o documento, e de uma consulta com o especialista. Mas, na correria do dia a dia, ainda não tinha sobrado tempo para buscar por esses serviços. Foi quando a Prefeitura de Várzea Grande chegou até a porta da sua casa. Assim, a realização do mutirão caiu como uma luva sobre suas necessidades.

Já Berenice da Silva, moradora do bairro 24 de Dezembro, procurou o local para informações jurídicas e consulta médica. “Vi neste evento a oportunidade de resolver essas questões. De der tempo, vou aproveitar para cortar o cabelo.  “É bacana ter várias prestações de serviços em um único local”, elogiou.

A secretária de Assistência Social destacou a importância de as ações serem centralizadas num mutirão. “O prefeito Kalil Baracat tem essa preocupação, pois tem sido um grande incentivador desse modelo de ação social e de prestação de serviço mais próximo e ao alcance de todos. E, a partir de uma junção de forças entre todos órgãos e entidades que fazem parte desta grande parceria, conseguimos fazer muito mais pelo cidadão, muito mais por Várzea Grande”, declarou.

O Supervisor Geral do Senar-MT, Natalino Márcio Viana da Costa, disse que a parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande é um sucesso, uma vez que a cidade tem se destacado com 100% de aproveitamento nos cursos ofertados. “Além de oficinas e treinamentos rápidos nesta ação, estamos dispondo ainda de serviços que a população necessita, além de orientações específicas para o homem do campo. Atendemos a comunidade rural, as comunidades no entorno das regiões periféricas e as que residem na região urbana. No ano passado, realizamos mais de 250 treinamentos. Neste ano, a projeção é de realizar 380 oficinas”, completou.

O presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, que possui uma extensão de base em Várzea Grande, Benedito Francisco de Almeida, destacou a parceria que vem sendo consolidada com o Município na realização de dezenas de cursos para a população local. “De janeiro a 20 de junho, foram realizados 192 cursos, com a capacitação de 1,9 mil alunos em Várzea Grande. Trabalhamos no fortalecimento de serviços sociais, oferecendo cursos e treinamentos, de forma gratuita, e com certificação de conclusão de curso, o que possibilita uma maior chance desse aluno se inserir no mercado de trabalho”, informou, ao anunciar mais 250 cursos para o segundo semestre.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital