Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 18:21
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

01/07/2022 as 06:44 | por Assessoria |

Prefeitura premia alunos em concursos que promovem o uso consciente dos recursos naturais

As ações fazem parte das estratégias de conscientização da importância da preservação

Fotografo: Divulgação
...
Publicação

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Departamento de Água e Esgoto (DAE) e empresas da iniciativa privada têm realizado ações, junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, visando a reflexão, a conscientização e a efetiva participação dos estudantes nas questões ligadas ao meio ambiente, incentivando a criação de hábitos que promovam a preservação e sustentabilidade.

Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizado, no auditório do Anexo I da Smecel, a entrega das premiações aos alunos que participaram do concurso ‘Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente’ e do concurso sobre o ‘Uso Consciente e Sustentável da Água’.

O concurso Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente edição 2022 envolveu alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) que participam do projeto Plantar e Cuidar e do Projeto Educação Ambiental Transformadora. Ao todo, 24 unidades participaram da disputa. Para isso, os estudantes tiveram de elaborar desenhos, os quais passaram pelo crivo da própria organização escolar e, por sua vez, pela comissão de técnicos das Secretarias envolvidas. Os 10 trabalhos escolhidos foram exibidos em um link, no Portal da Prefeitura, para que a população pudesse participar da votação.

O desenho mais votado foi o trabalho da aluna Sophia Caetano Guedes Paixão, do 4º ano da EMEB Júlio Correa, que obteve 9.432 votos. De acordo com a subsecretária Maria Alice Barros, o concurso para a escolha do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente já é tradicional na Rede Municipal e visa despertar nos alunos a reflexão sobre a importância do bom relacionamento da comunidade com o meio ambiente.

Para a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Adriana Alves Anunciação, a empresa ‘inteligente’ é aquela que investe em práticas sustentáveis e incentiva seus clientes a ter esse mesmo olhar para com o meio ambiente. “Queremos parabenizar a autora pelo desenho e convidar a todos os estudantes da Rede Municipal para participar desse concurso que já é sucesso”, afirmou.

Concurso do DAE

Lançado no Dia Mundial da Água, 22 de março, pelo DAE, o 2º Concurso em Educação Ambiental teve como tema o 'Uso Consciente e Sustentável da Água na Rede de Ensino de Várzea Grande’ e contou com a adesão de 34 escolas que inscreveram 6.695 produções entre desenhos, redações, poemas e poesias, que foram pré-selecionadas nas escolas e, posteriormente, avaliadas pela comissão julgadora composta por técnicos do DAE e da Smecel.

O diretor-presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda, destacou a importância do concurso como ferramenta de reflexão e conscientização da utilização responsável da água e dos recursos naturais, que estão sendo amplamente trabalhadas em sala de aula. O gestor sugeriu, inclusive, que a próxima premiação do concurso possa ser realizada no Parque Municipal Bernardo Berneck, dando mais destaque a todos os trabalhos feitos pelos alunos participantes do concurso.

O diretor lembrou que, nesta mesma época em 2021, o Município atravessava uma grave crise no abastecimento e, neste ano, graças ao trabalho e a determinação do prefeito Kalil Baracat e de sua equipe, 50% da população já está sendo atendida com o abastecimento diário. A meta para o próximo ano é que 100% da população tenha seu abastecimento de água regularizado.

“Para que isso aconteça, além de todos os esforços e investimentos feitos pelo poder público, é imprescindível a conscientização e a colaboração de toda a sociedade para evitar o mau uso e o desperdício da água, um bem que é tão importante para nossa vida”, reforçou.

Além de medalhas e certificados, os primeiros colocados em cada modalidade ganharam bicicletas, os segundo colocados receberam tablets e mochilas.

Premiados

Na modalidade desenho CBAC: 1º lugar: Carlos Miguel Moitinho, do 2º ano da EMEB Gabriel Muller; 2º lugar: Alice Cristina da Hora Silva do 3º ano da EMEB Maria Joana da Silva Almeida e 3º lugar: Samara Laura de Souza Costa do 3º ano EMEB Professora Ângela Jardim Botelho, Dairo Soares Lira, da EMEB Júlio Correa, Anna Carolliny de Morais da EMEB Padre Luiz Maria Ghisoni, Melissa Veloso de Lima da EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha e Hester Ribeiro Barros da EMEB Aristides Pompeo de Campos.

Na modalidade desenho 4º e 5º anos: 1º lugar: Maria Eduarda Pacheco do 5º ano da EMEB Benedita Bernardina Curvo, 2º lugar: Davi Alexandre Gonçalves Costa do 4º ano da EMEB Honorato Pedroso de Barros e 3º lugar: Ismael José Mayer de Campos do 5º ano da EMEB Ana Francisca de Barros, Gilberto Ramalho da Silva Junior da EMEB Juvenília Monteiro de Oliveira, Ana Julia Batista Pinto da EMEB Júlio Corrêa, Ana Julia Ribeiro Prado da EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC, Ludmila Maria de Oliveira Campos da EMEB Ângela Jardim Botelho, Maysa Agatha Pinto Vieira da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, Cauã da Cruz Santos da EMEB Antonio Gomes da Cruz e Nauany Rodrigues Caetano da EMEB Emanuel Benedito de Arruda

Na modalidade gêneros textuais 6º ao 9º ano: 1º lugar: Laioanne Kemilly Floriano do 6º ano da EMEB Bianka Lorena Capilé; 2º lugar: Adriano Correa da Silva do 8º ano da EMEB Gonçalo Domingos de Campos e 3º lugar: Joana Kamilly Macedo Moraes do 9º ano da EMEB Paulo Freire, Lauany Vitória Westphal da EMEB Abdala José de Almeida, Pedro Henrique Martins da EMEB Faustino Antonio da Silva, Gabriella Mariane de Moraes Costa da EMEB Ten. Abilio da Silva Moraes e Kemilly Vitoria de França Silva da EMEB Elias Domingos.

A premiação contou com a participação da subsecretária da Smecel, Maria Alice Barros, da superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, do diretor-presidente do DAE, Carlos Alberto Simões, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Eva de Paulo Vieira e da gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Anunciação.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital