Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 13:19
Moeda
Dólar - BRL 5.0031
Libra - BRL 6.3231
Euro - BRL 5.4075
Bitcoin - BRL 209250,95

01/08/2022 as 14:02 | por Assessoria Do Senac-MT |

Senac-MT ministra cursos para deficientes visuais em Cuiabá

Outras formações para PCDs estão com inscrições abertas no interior do estado

Fotografo: Assessoria do Senac-MT
...
Equipe do Senac-MT com alunos e representantes do ICEMAT, na sede da instituição, nesta capital.

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) começou a formação de massagistas no Instituto dos Cegos do Estado (ICEMAT) e dará início, nesta quarta-feira (3), ao curso de ‘Informática Básica’ na instituição. Cada turma terá cerca de 10 alunos, tendo em vista que os alunos requerem atendimento individualizado e personalizado.

 

Além disso, o Senac-MT está com inscrições abertas para cursos exclusivos para Pessoas com Deficiência (PCDs) em Rondonópolis (‘Assistente Administrativo’, ‘Informática Básica’ e ‘Massagem Modeladora e Turbinada’) e em Barra do Garças (‘Assistente Administrativo’). Todos esses cursos, bem como os materiais necessários à execução das aulas, são gratuitos para os alunos e subsidiados pelo Senac-MT.

 

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, esses cursos são apenas os primeiros de uma série de qualificações previstas dentro de "uma grande ação do Sistema Fecomércio-MT, por meio do Senac-MT, para potencializar a inserção social e produtiva de PCDs no mercado de trabalho".

 

O presidente do ICEMAT, Udeilson César de Arruda, demonstra otimismo com a parceria com o Senac-MT. "Para nós é motivo de orgulho e gratidão essa parceria que vai oportunizar às pessoas com deficiência visual se qualificarem para serem inseridas no mercado de trabalho, rompendo barreiras que ainda existem”, destaca ele.

 

Segundo o diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, o Senac está empenhado em levar a educação profissional para todos. “Atualmente, o Senac também possui Centros de Educação Profissional em Tangará da Serra, Sorriso, Colíder e Primavera do Leste. Nossa missão é abrir cursos exclusivos para PCDs em todas as nossas unidades, atendendo ainda os municípios vizinhos”, informa o dirigente.

 

MT tem quase 190 mil PCDs

 

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que, naquele ano, o Brasil possuía 17,3 milhões de pessoas de dois anos ou mais de idade com deficiência em pelo menos uma de suas funções. O número correspondia a 8,4% da população nessa faixa etária. Desse total, 186 mil PCDs residiam em Mato Grosso. Por região, o maior percentual de pessoas com deficiência foi encontrado no Nordeste (9,9%), seguido do Sudeste (8,1%), Sul (8%), Norte (7,7%) e Centro-Oeste (7,1%).


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital