Portal fundado em 01 de fevereiro de 2014
Pelo Jorn Roberto Marques

Fale Conosco
65992519733

Várzea Grande(MT), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 04:07
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3412
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

03/05/2022 as 12:19 | por Roberto Marques DRT 002660/MT |

Três entidades visitam a comunidade Quilombolas Carretão em Poconé MT

‘’Estamos abandonados nossa terra, tememos por nossas vidas” relatou dona Gonçalina Lopes

Fotografo: Roberto Marques
...
Publicação

 

 

Na última segunda-feira (02/05/2022), a Comunidade Quilombolas Carretão na cidade de Poconé Mato Grosso recebeu a visita de pessoas de variadas Entidades da Sociedade Civil Organizada. Assistência de Programa Social de Proteção dos Direitos Humanos. Comitê Brasileiro de Defensoria do Direitos Humanos da Terra de Direto e Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos –CONAQ, O encontro objetivou apoiar em relação a sua luta pela demarcação de terras e prestar solidariedade a famílias remanescentes. 

Os visitantes ouviram atentamente às demandas e os relatos de ameaças que vem sofrendo desde que dois irmãos chegaram e vem derrubado mato, plantando pasto para criação de gado “ Estamos abandonado nossa terra, não temos como plantar, são muitas ameaças, tememos por nossas vidas” relatou dona Gonçalina Lopes, abraçando sua filha Deise de 8 anos, com os olhos cheios de lágrimas.

O presidente da associação dos Quilombolas Carretão, o senhor Marcelino Pereira, após servir um delicioso almoço, e em seguida, convidou todas as equipes presente para ir até onde foi feito uma cerca a mando dos dois Irmãos Grileiros, afim de impedir os Quilombolas de plantar suas roças, ao chegar no local ele fez um breve relato aonde aconteceu as últimas ameaças contra os remanescentes.

Há anos os remanentes Quilombolas e Herdeiros da fazenda Carretão vem sofrendo com muitas ameaças, para que eles deixem as suas terras de direitos. Nas delegacias de Poconé e de Várzea Grande já foram registrado, mais de 13 boletim de ocorrência, mas infelizmente nenhum dos boletins ouve diligência para apurar as denúncias.

Dois processos em relação ao direito da terra, correm na justiça, um na justiça estadual e outro na justiça federal. Mais só deus sabe quando ira finalizar esta ‘Pendenga’, esperamos que até o desfecho desta situação vidas não sejam ceifadas.


Este Portal de Notícias é uma publicação da MT em Foco com o CNPJ 02.365.266/0001-63, e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp 65992519733
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital